| Pastorais

MÁXIMAS ÉTICAS CRISTÃS

MÁXIMAS ÉTICAS CRISTÃS

“[…] Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação perseverem na oração. […]” (Versículo 12 – Romanos 12)
 
 
Viver a fé cristã é um grande desafio. Após lançar as bases teológicas e doutrinárias, o apóstolo Paulo convida os cristãos a colocar aquelas verdades em prática.
Não basta um cristianismo teórico ou de palavras bonitas. O mundo espera ver o cristianismo na prática, vivido existencialmente por todos os cristãos. Teremos falhas, é verdade, mas estaremos fazendo o melhor que sabemos e que podemos em cada momento e em cada circunstância da vida.
A leitura de Romanos 12 é rica em princípios éticos. Ao confrontarmos o nosso viver diário com o desafio da Palavra de Deus, vemos o quanto nos falta. Mas nem por isso desanimamos, antes buscamos nos aperfeiçoar no exercício dessas máximas éticas, das quais destaco algumas:
  • Agir sempre com amor – Um amor sincero e não fingido. Amor cordial e fraterno. Amor que dá de si sem esperar coisa alguma em troca. É esse o amor com que Paulo nos desafia, pois não basta amar, é preciso agir com amor.
  • Manter sempre a calma – Não é fácil se manter calmo e tranquilo, com o espírito imperturbável e com absoluta paciência, principalmente quando as coisas não vão bem, quando as circunstâncias são adversas ou quando não somos compreendidos ou aceitos, talvez até por não sabermos aceitar os outros. É preciso manter sempre a calma, ser paciente nas tribulações. Fácil de dizer, mas bem difícil de viver. Bom, você tudo pode naquele que te fortalece, inclusive manter a calma.
  • Jamais perder a esperança – Nunca desespera aquele que espera e confia em Jesus! Manter bem alta a chama da esperança, olhar o passado com fé, o presente com amor e o futuro com esperança. Lembremos sempre que o sofrimento sem Cristo leva ao desespero, com Cristo sempre há esperança. Por isso, tenha paciência!
  • Ser sempre solidário – Compartilhar da necessidade, da dor, da tristeza e do sofrimento do outro como se fosse em nós, trata-se de um exercício de identificação com o outro. Inclusive nas alegrias e vitórias como se fossem diretamente nossas. Há uma arriscada tendência de nos sentirmos amargurados pelo sucesso dos outros. De outro lado, há uma sutil e oculta satisfação quando o outro “dá mancada”. A máxima é se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.
  • Viver em paz e amor uns com os outros – Fazer o bem a todos. Evitar todo o mal que pudermos. Manter a paz interior – com Deus e com os outros. O amor é o vínculo da perfeição.
  • Evitar a justiça própria – Quando queremos fazer justiça própria não raro atrapalhamos e impedimos a justiça de Deus. Só Ele é fiel, justo e verdadeiro. Só Ele não falha e nunca é desproporcional em sua justiça. Trate o seu desafeto com amor e você o verá transformado. Ao tratá-lo bem, você deixará em chamas a sua consciência. Procure amar os que não são amáveis.
  • Vencer o mal com o bem – Eis a magistral conclusão a que nos conduz Paulo. “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
 
Que seja essa a nossa meta, na observância vigilante e atenta dos princípios da ética cristã.
 
Abraço fraterno,
Pastor Josias.
EDIFICADOR DE PAZ
VOCAÇÃO
VEJA O QUE VOCÊ ESTÁ OLHANDO!
JESUS CURA OS ENFERMOS? SIM, MAS…
O NATAL E A ERA MESSIÂNICA
MEU FUTURO ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS

| Mensagens

HAJA LUZ

HAJA LUZ

Então...chegamos ao final de mais um ano! Já estamos em dezembro, e com ele muitas festividades, muitas confraternizações, amigos ocultos etc. A IPA já está enfeitada e hoje estaremos apresentando uma cantata belíssima no culto às 19:00. O importante é sempre lembrarmos qual o motivo dessa festa toda. Em Genesis 1:3 vemos como que, de forma orquestrada e harmônica, nosso Deus ordenou, pela sua vontade: Haja Luz! Um Deus que é dono do universo, que é grandioso e majestoso, poderia muito bem se dar por satisfeito e continuar fazendo e acontecendo por aí. Pois é, mas esse Deus olhou para nossa miséria, nós, criados como filhos e com boas perspectivas no porvir, mas que sucumbimos aos desejos da carne e ao orgulho e prepotência que nos é inerente. E nesse olhar de misericórdia, Deus enviou seu próprio Filho para expressar o amor frente aqueles que são Sua imagem e semelhança. E mais uma vez, a vontade de Deus é expressa na forma de um menino chamado Jesus, que nasceu como que Deus falando...Haja Luz! Em João 8:12 está gravado “Eu sou a luz do mundo”, cumprindo-se o propósito estabelecido desde a criação do Universo! Não é maravilhoso saber que estamos no caminho certo, seguindo a Luz que é Jesus, que ilumina os nossos passos e nos guia ao longo de nossa peregrinação? Espero que possamos refletir, como igreja, se Jesus tem estado satisfeito com aquilo que temos ofertado a Ele, em nossa vida diária e também no serviço ao Senhor através da igreja que Ele nos concedeu fazer parte. Que esse Natal possa ser um momento de muita alegria para todos nós, mas que pensemos sempre em como podemos servir ao Senhor do Universo que se dignificou em olhar para cada um de nós com bondade e misericórdia, e trouxe luz aos nossos corações. Um Natal abençoado para todos nós, e que sempre mais......HAJA LUZ!
 
Presb. Sidney
DANIEL
FINAIS, COMEÇOS E O IMUTÁVEL

Follow Us

Search